O Hospital Veterinário Santa Catarina (HovetSC) inova mais uma vez e implanta um dos mais modernos equipamentos de tomografia veterinária do mercado. A tecnologia Somatom Spirit, da alemã Siemens, é inédita no Estado e entra em operação para agilizar e dar maior confiabilidade em diagnósticos de traumas e patologias diversas.
A tomografia, assim como os demais serviços oferecidos pelo HovetSC, estão disponíveis para pacientes internos e também para clínicas, consultórios e profissionais veterinários do Estado.
O exame tomográfico é considerado atualmente dentro do setor de imagem e para medicina veterinária de pequenos animais, como um dos métodos de diagnóstico mais seguros e confiáveis existentes na atualidade. Esta tecnologia multislice, realiza imagens muito mais detalhadas de diversas regiões do corpo do paciente, produzindo reconstruções multiplanares digitais de alta resolução. É indicada para complementar informações obtidas principalmente em exames radiográficos e/ou ultrassonográficos e elucidar diagnósticos de forma mais precisa de diversos tipos de afecções, principalmente as que acometem crânio, coluna, tórax, abdome e articulações. Levando em consideração a importância de se ter um equipamento deste nível para trazer maior confiabilidade em diagnósticos de traumas e patologias diversas, o Hospital Veterinário Santa Catarina (HovetSC), inova mais uma vez e implanta um dos mais modernos equipamentos de tomografia computadorizada do mercado. Sua tecnologia Somatom Spirit de origem alemã da marca Siemens, é inédita no Estado, pois além de possuir a função de realizar cortes em planos axial, coronal e sagital, também conta com a moderna reconstrução tridimensional (3D) em cores, que facilita ainda mais o estudo das alterações patológicas. Outras vantagens muito relevantes deste equipamento, é o fato de possuir um sistema que reduz em até 60% a exposição do animal às radiações emitidas, além de apresentar uma tecnologia que também possibilita diminuir o tempo de realização do exame em comparação com demais equipamentos presentes no mercado, sendo possível desta forma, encurtar consequentemente o período de anestesia, atenuando o desconforto e os riscos, especialmente em animais já debilitados por traumas ou doenças. Pelo fato deste exame necessitar de anestesia geral, todos os exames tomográficos são acompanhados por um veterinário anestesista durante todo o procedimento até o restabelecimento e recuperação de nossos pacientes.