SIGA-NOS
Instagram  Facebook
Servicos

Método de diagnóstico por imagem seguro e não invasivo, que permite o estudo e a avaliação de órgãos internos.

Atualmente com o grande avanço tecnológico presente na medicina veterinária de pequenos animais, a área de diagnóstico por imagem, tem evoluído de forma revolucionária, proporcionando muitos benefícios para a saúde de nossos pacientes com agilidade e segurança. O Hospital Veterinário Santa Catarina (HovetSC), atua nesta área, com equipamentos de última geração, pois considera imprescindível a realização de exames de imagem, como por exemplo, a ultrassonografia, radiografia digital computadorizada, tomografia computadorizada, dentre outros. Estes tipos de exames têm sido cada vez mais solicitados em nossa rotina, pelo fato de que proporcionam auxílio na determinação do diagnóstico, tratamento e prognóstico de diversas doenças com muito mais detalhes, sendo na maioria das vezes, de forma precoce e precisa, aumentando em grande porcentagem, as chances de cura dos pacientes e oferecendo resultados excelentes, além de boa relação custo/benefício. É importante também salientar, que exames de imagem, também são aplicados rotineiramente para reavaliações periódicas das enfermidades, a fim de promover umfeedbackpara o clínico sobre a efetividade de seu tratamento.

           O setor de diagnóstico por imagem do HovetSC está à disposição em todos os dias do ano, seja no auxílio diagnóstico para os animais atendidos em nosso próprio estabelecimento ou para apoio aos colegas médicos veterinários de Blumenau e região que necessitem de exames complementares. Lembrando-se que, neste último caso, pedimos que seja realizado agendamento prévio e que no dia do exame sejam enviadas juntamente com o animal, as requisições do procedimento, assinadas e carimbadas pelo médico veterinário responsável, juntamente com os dados do animal, a suspeita clínica e região a ser realizado o exame. É importante enfatizar que pode haver a necessidade da escolha de mais de um exame para se chegar a um diagnóstico preciso, mas que para isso, sempre solicitamos permissão prévia do médico veterinário do paciente e de seu proprietário. Todos os laudos do setor sãoemitidos em até 72 horas.

 
Ultrassonografia:

           A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem inócuo e não invasivo, que utiliza um sistema de reflexão de ondas sonoras de determinada frequência, incidida sobre a pele do animal sem pelos e que atinge estruturas corpóreas do paciente, como por exemplo, órgãos abdominais e estruturas superficiais, transformando este fenômeno físico em imagens, que são obtidas e captadas em tempo real e transmitidas para um monitor, onde o médico veterinário ultrassonografista, interpreta-as e sugere um possível diagnóstico de acordo com alterações ocasionalmente visibilizadas. É indicada para auxiliar clínicos e cirurgiões a elucidar diagnósticos principalmente em casos de pacientes com anorexia, aumento de volume abdominal, dor abdominal, emagrecimento progressivo, febre de origem desconhecida, pesquisa de linfonodomegalias, suspeita de tumores, pesquisa de corpos estranhos, suspeita de alterações em trato urinário e reprodutivo, diagnóstico gestacional e avaliação fetal.

           O Hospital Veterinário Santa Catarina, possui excelente equipamento ultrassonográfico de modelo DC-3 Vet da marca Mindray, que permite avaliações ultrassonográficas de forma detalhada e com alta resolução de imagem, sendo, portanto, de fundamental importância para diagnosticar diversas doenças de forma mais segura. Este aparelho também conta com a vantagem de possuir a função de efeito Doppler, que permite avaliar a vascularização de órgãos e vasos abdominais importantes, detectando o sentido e a velocidade da corrente sanguínea. Além das funções citadas anteriormente, a ultrassonografia também é muito útil como um método auxiliar de procedimentos de intervenção, utilizando a imagem ultrassonográfica para o direcionamento da agulha, na obtenção de amostras para citologia, biópsias e também guiar técnicas invasivas tais como: cistocentese, toracocentese, paracentese e drenagem de abscessos e cistos, etc.