A fisioterapia aplicada à medicina veterinária é indicada em todas as enfermidades ortopédicas e neurológicas, bem como no controle da obesidade e manutenção do condicionamento físico. Fotos e video abaixo.
Nas enfermidades ortopédicas, a fisioterapia trabalha o controle da dor e o aumento da amplitude dos movimentos, melhorando a força e a resistência muscular. Também auxilia na redução do tempo de consolidação óssea de fraturas, cicatrização de feridas e recuperação pós-cirúrgica.
Nas complicações neurológicas a fisioterapia ajuda a restabelecer a coordenação motora e o equilíbrio, além da reeducação de caminhadas, impedindo assim a evolução da atrofia muscular.
No caso da obesidade, a fisioterapia tem muitos benefícios tanto em cães como em gatos na prevenção de diabetes, doenças articulares e cardíacas. Exercícios como a hidroginástica (esteira na água) e caminhadas na esteira seca aumentam em 30% o gasto calórico do animal quando comparado com a caminhada com os donos. Associada a uma dieta controlada, estes exercícios tem resultados surpreendentes com apenas algumas sessões por semana. Não apenas nos casos de obesidade, um bom condicionamento físico é de fundamental importância para animais de qualquer idade, beneficiando pacientes sedentários ou hiperativos.
Nos animais idosos a fisioterapia melhora a qualidade de vida, aliviando a dor das doenças articulares, mantendo a força muscular e a amplitude de movimentos, melhorando a defecação e a micção, facilitando assim o dia a dia de seu animal.
Associada à acupuntura, a fisioterapia tem resultados melhores em um espaço de tempo menor. Como cada caso é um caso, a avaliação clinica de cada animal é necessária, antes do agendamento e início das sessões. A participação do proprietário muitas faz-se necessária para a obtenção de resultados positivos mais rápidos.
O Hospital Veterinário Santa Catarina dispõe de diversos recursos a serem utilizados, tanto durante as sessões de fisioterapia quanto no condicionamento físico, como por exemplo: Eletroestimulação, TENS, Esteira, Laser, Ultrassom Terapêutico, Massagem e Cinesioterapia.