Os Trapamédicos – Voluntariado da Saúde grupo de voluntários que desde 2006 atuam como palhaços nos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina e Santo Antônio, além da Renal Vida/Radioterapia na cidade de Blumenau, usam seus jalecos e colocam os seus narizes vermelhos para se transformarem nos melhores besteirologistas com diversas especialidades.
Agora surge uma nova família para integrar esse grupo, o Trapapet voluntários caninos devidamente treinados, acompanhados de seus tutores e sob a supervisão de veterinário e adestrador. Em parceria com a Universidade Regional de Blumenau – FURB e a empresa Cão Obediente - Comportamento Animal, vão formar uma equipe multidisciplinar e unir as diferentes habilidades: a longa experiência com o voluntariado pelo Trapamédicos, o comportamento animal pela adestradora da Cão Obediente e a saúde animal sob responsabilidade do Médico Veterinário em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Furb e acadêmicos.
Trapapet, um projeto pioneiro e inovador em Blumenau, que neste ano propõe uma agenda de atividades junto ao Asilo São Simeão para desenvolver as atividades e terapia assistida por animais (AAA/TAA).
A terapia assistida por animais (TAA) é um procedimento terapêutico, que ao promover o contato próximo de animais com um indivíduo ou grupo de pessoas, auxilia na promoção da saúde emocional, física, social e também em funções cognitivas. A terapia assistida por animais atualmente já encontra diversas bases científicas comprovando a sua eficácia, com a utilização de diversas espécies animais, porém cães e equinos são os mais utilizados.